quinta-feira, 23 de outubro de 2008
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
O uso do computador na prática educativa
Estamos vivendo a era da digitação , onde o computador esta presente em diversos setores de nossa vida , sendo necessário o seu uso na escola onde iniciamos o processo de ensino-aprendizagem.
Num mundo globalizado, o computador tornou-se o veículo mais rápido para se adquirir as informações desejadas sobre qualquer assunto , sendo um recurso enriquecedor de nossas aulas , pois os alunos ficam facinados e se envolvem nas atividades com muito empenho e dedicação.
Inclusão Digital
Após leitura eu e minha colega Anelise achamos importante a divulgação recente da Revista Época que divulgou uma experiencia realizada no Instituto Airton Senna da Cidade de Araxá/MG sobre a utilização da internet como veículo de pesquisa e trocas entre alunos e professores.
A pesquisa destaca a importânciada utilização de Blogs por despertarem nos alunos o interesse pelo assunto a ser descutido bem como pela escola que demostra estar atualizada nos objetivos.
Acredita-se que o Blog valoriza o trabalho dos pesquisadores a partir do momento em que superam a timidez, melhora a exppressão escrita e verbal aumentando índices de frequência e rendimento escolar os resultados podem estar sendo visualizado e compartilhado por vários alunos internautas.
Por outro lado o professor blogueiro pode realizar trocas de experiências e aprendizado utilizando exercícios, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações trazendo praticidade e dinâmica na evolução dos conteúdos propostos.
A divulgação desta reportagem é de suma importância pois as escolas ainda não possuem suporte para a implantação destes projetos educacionais. Dados comprovam que 30% de alunos do Ensino Fundamental tem acesso a computadores. No Ensino Médio é pouco mais da metade, dados estes que nos remetem ao penúltimos lugar no ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno.
Veja abaixo exemplos da funcionabilidade destes Blogs:
Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno;
Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema propo
Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem
Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabarito
Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas
Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade
terça-feira, 12 de agosto de 2008
A Educação que desejamos
Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem. Porque a sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. Por isso , caminhamos para ter aulas com acesso wireless, que favorecem que a transformação realmente em aulas-pesquisa com facilidade.
Quando mais conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas afetivas , acolhedoras , que saibam mediar as diferenças , facilitar os caminhos , aproximar as pessoas .
Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas . Ivestindo na formação de professores, no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias , poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar,porque há toda uma ligação com o passado que é necessário manter e também uma visão do futuro à qual devemos estar atentos.
Em poucos anos dificilmente teremos um curso totalmente presencial.
Por isso caminhamos para muitas fórmulas de organização de processos de ensino-aprendizagem e com a necessidade de aprender continuamente. Portanto caminhamos para fórmular de gestão menos centralizadas , mais flexiveis , integradas para estruturas mais enxutas.
Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem,
principalmente cursos de atualização, de extensão. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas envolvidas.
As estruturas organizativas e currículos terão que ser muito mais flexíveis e
criativos , o que não parece uma tarefa fácil de se realizar.
Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola; do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.