terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Educação que desejamos

O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas que excitem a curiosidade, a imaginação ea criatividade.
Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem. Porque a sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. Por isso , caminhamos para ter aulas com acesso wireless, que favorecem que a transformação realmente em aulas-pesquisa com facilidade.
Quando mais conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas afetivas , acolhedoras , que saibam mediar as diferenças , facilitar os caminhos , aproximar as pessoas .
Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas . Ivestindo na formação de professores, no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias , poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar,porque há toda uma ligação com o passado que é necessário manter e também uma visão do futuro à qual devemos estar atentos.
Em poucos anos dificilmente teremos um curso totalmente presencial.
Por isso caminhamos para muitas fórmulas de organização de processos de ensino-aprendizagem e com a necessidade de aprender continuamente. Portanto caminhamos para fórmular de gestão menos centralizadas , mais flexiveis , integradas para estruturas mais enxutas.
Muitos cursos poderão ser realizados a distância com som e imagem,
principalmente cursos de atualização, de extensão. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas envolvidas.
As estruturas organizativas e currículos terão que ser muito mais flexíveis e
criativos , o que não parece uma tarefa fácil de se realizar.
Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola; do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.

Nenhum comentário: